quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

THIAGO

Já se passaram uns dez anos e não me esqueço daquele dia!
Eu tinha viajado para o interior de São Paulo para te ver competir em mais uma prova dos três tambores, montando a “Gatona”, aquela égua enorme, linda... e brava, muito brava!
Entre os peões, a “Gatona” tinha a fama de ser uma égua indomável, tanto que nenhum marmanjo se atrevia a montar nela, muito menos para competir!
Só uma pessoa, um garoto, uma criança, era capaz de realizar tal proeza: Você!
E lá estava eu no meio do público, admirado e com o coração na boca ao ver o meu filhote em cima daquela égua de temperamento tão difícil!
Lembro quando todos os competidores entraram com seus cavalos para fazerem o reconhecimento da pista onde seria disputada a prova! Todos, menos você! Por que a “Gatona” era tão brava que era preciso esperar os outros cavalos saírem para você entrar com ela e fazer o reconhecimento da pista!
E quando os outros competidores saíram e você, um “cisco” de gente, entrou na pista montando a “Gatona”, um fazendeiro, criador de cavalos, que estava sentado à minha frente, disse em alto e bom som: “Esse menino merece um troféu só por conseguir montar nessa égua! Ninguém, além desse garoto, consegue fazer isso!”.
Orgulhoso e emocionado, abaixei a cabeça e chorei... feliz.
O que me comoveu foi ver que você, criança ainda, o mais novo entre os competidores, já era reconhecido e respeitado pelo talento, coragem e destreza para lidar com um animal de tamanho porte.
Mas você não precisava ganhar nenhum troféu só por conseguir montar na “Gatona”, por que desde os seus cinco anos de idade, além de conseguir montar nela, você já vinha ganhando vários troféus nas competições em que disputava!
Naquele dia mesmo, você voltou pra casa com mais um troféu!
Hoje, no seu quarto, só se vê medalhas e troféus por todos os lados! Quem entra logo percebe: “Esse é o quarto de um campeão”!
Bom, eu só relembrei essa história por que você acaba de se formar no 2º grau e o desafio agora é entrar para a universidade!
Mas desafio é com você mesmo! Não é à toa que você já avisou: “Quero entrar numa universidade pública!”.
Assim é você meu filho, determinado, dedicado, sem buscar atalhos, sem fazer as coisas pela metade, correndo contra o tempo e superando os obstáculos!
E assim sou eu, seu amigo, seu pai, seu palhaço, mas antes de tudo, seu fã número 1! Te amo filho!



(Caju)

3 comentários:

  1. Existem "Pais e pais"...Caju você é o cara...Parabéns para você por esta conquista... pois, seu filho é o reflexo daquilo que ele tem recebido ao longo dos anos através da sua vida e dos demais familiares!!

    ResponderExcluir
  2. E ele vai ser o que quando crescer?
    Boa sorte para ele nesta fase de incertezas, medos e conquistas.

    ResponderExcluir
  3. Pai e mãe é assim mesmo:meus filhos de 3 e 6 anos ainda não ganharam nada, mas eu, as vezes, olhando pra eles, apenas abaixo a cabeça e choro...Parabéns pelo seu filhote!BJ

    ResponderExcluir